A Câmara Legislativa do Distrito Federal iniciou a semana comemorando os 33 anos da Academia Taguatinguense de Letras (ATL). A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (19) no plenário e, na mesma ocasião, foi entregue o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao escritor Aydson Cruz.
Uma das instituições literárias mais atuantes do DF, a ATL foi fundada em 1986 por um grupo de 18 professores. “São 33 anos de atividades ininterruptas”, destacou o presidente da Academia, Gustavo Dourado, quem apontou que a entidade abriga uma coleção de 7 mil livros de autores do DF.
“Venho de uma família humilde, mas sempre gostei de ler e, com a leitura, pude sonhar. A leitura transforma vidas. Tenho certeza de que os 33 anos da Academia Taguatinguense foram de luta, mas que, nesse período, foi possível perceber as transformações proporcionadas”, disse a deputada Jaqueline Silva (PTB), autora da homenagem. A distrital fez questão de salientar bandeiras de seu mandato nas áreas de educação e de literatura, a exemplo do projeto do “Cartão Material Escolar” e da inclusão de livros de autores locais no currículo escolar.
Honraria – Segundo Jaqueline Silva, o escritor Aydson Cruz é o primeiro a receber um Título de Cidadão Honorário de sua autoria. “Esta condecoração é muito mais do que merecida”, disse.
O homenageado nasceu em Salvador (BA) em 1947. Oficial reformado do Exército, Aydson Cruz escreveu seu primeiro livro em 1990. Seu último título, o “Tempo do Soniar”, é de 2010 e reúne poemas em homenagem a sua esposa, Sonia Canto Cruz. “Ela esteve comigo durante 47 anos. Faleceu em 19 de julho de 2017. Quando completamos 40 anos de casados, fiz o livro”, contou, entre lágrimas, o escritor. “Consegui colocar no livro o que passamos em 40 anos, o que está lá é o amor que eu sentia por ela”, resumiu. Muito emocionado, Aydson Cruz agradeceu a homenagem e encerrou seu discurso com um de seus poemas.
Familiares do novo cidadão honorário de Brasília, professores, estudantes e escritores participaram da solenidade, a qual foi aberta com apresentação do Coral Alegria.
Com informações: Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa
Confira o poema escrito por Aydson Oliveira Cruz para a ocasião:
Faço da vida um arco
Faço da vida um arco
Sem flechas, sem alvos
Sigo as consequências
Dos feitos, dos fatos
Assim, vivo me sinto
Vivo me acho
Convivo com sonhos
Que respiram outros ares,
Mágicos lugares
Que outros ventos trazem
Palavras que anunciam
Outras tardes
Deus nos deu a faculdade
Dos sonhos, por isso,
Sou um barco singrando
Os mares
Das lembranças e das memórias
Enquanto a vida vai contando
Minha história
Aydson O. Cruz
Gabinete 03 - 2º andar - Câmara Legislativa do Distrito Federal