Legislação foi publicada no diário oficial do dia 6 de outubro e trata de medidas para prevenção e tratamento da doença em crianças e adolescentes

Uma doença silenciosa, mas que pode trazer consequências graves. A prevenção e o controle do diabetes, que tem crescido muito entre as crianças e adolescentes, agora deverão ser tratados dentro da escola. Uma lei distrital, de autoria da deputada Jaqueline Silva (PTB), cria um programa de acompanhamento, que inclui conscientização, detecção e acompanhamento dos alunos diabéticos. A Lei prevê ainda alimentação adequada para as crianças que tiverem a doença confirmada.

No período de matrículas, os pais ou responsáveis devem responder um questionário elaborado para auxiliar na identificação de alunos possivelmente portadores de diabetes ou que possam desenvolvê-la. Analisadas as respostas, em caso de evidencias de sintomas que apontem para a doença, os pais ou responsáveis devem ser orientados a comparecer a posto médico para consulta e exame para confirmação. Caso seja de diabetes, o médico responsável comunicará o fato à direção do estabelecimento de ensino e aos pais ou responsáveis para que façam juntos o controle da doença.

Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, a doença cresce cerca de 3% ao ano entre crianças e adolescentes de todo o mundo. “O dado é preocupante e exige ações do poder público. É preciso que tenhamos um olhar voltado para a prevenção, mas também precisamos estabelecer um protocolo de controle para as crianças que já encaram essa doença”, alertou a autora do projeto. A proposta foi vetada pelo governo, mas foi mantida e promulgada pela Câmara Legislativa.

Diabetes tipo 1 e tipo 2

O diabetes é uma doença crônica causada pela produção insuficiente ou pela má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
Quando esse quadro prossegue por longos períodos, pode causar danos graves em diversos órgãos, vasos sanguíneos e nervos, além de doenças cardiovasculares, insuficiência renal crônica, entre outras enfermidades