50 mil sementes de ipês foram distribuídas em creches e escolas de Santa Maria
Distribuição das sementes contou com a colaboração de moradores e empresários da cidade
Mais um projeto socioambiental que se destacou em Santa Maria com o apoio incondicional dos moradores da cidade: Uma Semente Para o Futuro: Plante essa Ideia. Com a ajuda dos moradores, dos empresários e dos alunos da região, nós distribuímos e plantamos mais de 50 mil sementes de ipês em 35 unidades de ensino público, particular e creches. A ação contou também com a limpeza e a manutenção em duas unidades.
Essa proposta surgiu enquanto estávamos plantando algumas sementes durante o Ocupa Parque, nosso outro projeto social realizado em Santa Maria e no Gama.
O nosso intuito é promover a conscientização e o aprendizado entre os alunos sobre como nós podemos agir em prol do nosso meio ambiente e de tudo o que usufruímos. As árvores são apenas um dos bens mais importantes que precisamos preservar, pois possuem a função de renovar o oxigênio, de produzir alimentos e frutas para o homem e diversas espécies animais.
Maisa da Silva Campo, diretora do Centro de Educação da Primeira Infância – CEPI – Angelins – localizado na quadra CL 118, elogiou o trabalho nas instituições e creches com o apoio da comunidade: “Trabalhar a sustentabilidade é uma questão de necessidade e sobrevivência para um mundo melhor. Ter a nossa creche mais arborizada para proporcionar uma qualidade de vida melhor às crianças do CEPI Angelins e sensibilizá-las da conservação e preservação do ambiente escolar foi de muito bom agrado”.
Plantio de ipês
Antes de exercitar a sua cidadania, plantando uma árvore, é fundamental conhecer suas características, como altura, raiz, queda de folhas, flores e frutos, evitando que ocorra o entupimento de bueiro ou que atrapalhem a fiação elétrica, além de outros problemas.
Nativo do Cerrado, o ipê pode ser encontrado em várias regiões do país. A árvore, que pode atingir de oito a 20 metros de altura, se adapta bem a ambientes secos. Por isso, ela se ambientou bem com a seca do Distrito Federal e tornou-se um símbolo para os brasilienses. Em geral, uma muda da planta leva cerca de três anos para a primeira florada.
Mais um projeto socioambiental vem se destacando em Santa Maria com o apoio incondicional dos moradores da cidade. Uma Semente Para o Futuro: Plante essa ideia. Esta é mais uma atuação do nosso mandato, que contou, mais uma vez, com o apoio dos moradores, empresários e alunos, resultando no plantio de mais de 200 mudas de ipês.
Cuidar da natureza, certamente, é um dos hábitos diários que devemos ter. Cultivar uma árvore ou planta desde a semente é aprender na prática como funciona o ecossistema, os seus benefícios para o meio ambiente e para a qualidade de todos nós.